Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Comissão de Direitos Humanos aprova requerimento de Lourival Mendes para debater os assassinatos de crianças na cidade de Altamira/PA no período de 1989 a 1993

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias(CDHM) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta(16), requerimento de autoria do Deputado Federal Lourival Mendes (PTdoB-MA) que propõe audiência pública para discussão da autoria dos assassinatos de crianças na cidade de Altamira/PA no período de 1989 a 1993, que ficou conhecido como “Os Emasculados de Altamira’’.

O Deputado Lourival Mendes destacou que encontram-se presos na cidade de Belém/PA, no Presídio Estadual, CÉSIO CALDAS BRANDÃO e ANÍSIO FERREIRA DE SOUZA, ambos médicos, condenados no júri popular, respectivamente, a penas de 56 e 77 anos de reclusão em regime fechado pela coautoria nos crimes de emasculação e homicídio de crianças e adolescentes, ocorridos entre 1989 e 1993, na cidade de Altamira no Pará.

O requerimento do parlamentar maranhense destaca que após o anúncio do resultado do Júri, deu-se início uma pressão sobre o Tribunal do Pará. A imprensa investigou e descobriu que houve erros durante o julgamento e que Oficiais de Justiças foram envolvidos em atos de suborno. O Juiz Presidente do Júri passou a ser investigado e sigilos bancários e telefônicos, segundo a imprensa na época, foram quebrados, indicando a possibilidade de erros no julgamento.

Na mesma época em que surgiam dúvidas sobre os trabalhos do Tribunal de Júri do Pará e sobre o resultado do julgamento, graças ao excelente trabalho da polícia maranhense foi preso no estado do Maranhão FRANCISCO DAS CHAGAS RODRIGUES DE BRITO sob a suspeita de ter emasculado e assassinado outro grupo de crianças. Desde os primeiros momentos da prisão de Francisco das Chagas ficou comprovado que os crimes por ele cometidos no Maranhão ocorreram após terem cessado os crimes na cidade de Altamira no Pará.

Recentemente o Juiz de Direito Dr. Ernane Ferreira Ribeiro Malato, que foi o primeiro magistrado a proferir decisão durante as investigações na década de noventa do caso de Altamira, publicou o livro sob o título DIREITOS HUMANOS – Federalização da Competência e a Amazônia onde relata claramente serem inocentes os médicos condenados e que houve, desde o início do processo judicial no estado do Pará, graves e inequívocos erros.

’As famílias das vítimas de Altamira têm o direito a uma resposta definitiva e correta sobre a violência cometida contra seus filhos, para terem a certeza de que a Justiça vem sendo aplicada’’, destacou Lourival Mendes.

Foram convidados para comparecer a audiência pública delegados, juízes  e promotores que atuaram diretamente nesse caso.

Veja a íntegra do requerimento em

Nenhum comentário:

Postar um comentário