Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

sábado, 19 de março de 2011

Lourival Mendes participa de reunião do Projeto Norte Competitivo

O Deputado participou, na sede da Confederação Nacional de Indústria - em Brasília - da apresentação do Projeto Norte Competitivo, promovida pela Ação Pró-Amazônia, formada pelas Federações de Indústrias dos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Da comitiva do Maranhão fizeram parte os secretários de Cidades (Pedro Fernandes), da Representação especial em Brasília (Chiquinho (Escórcio) e da Secretaria de Indústria e Comércio (Maurício Macedo), além do Senador João Alberto e os deputados federais Carlos Brandão, Edvaldo Holanda Filho, Gastão Vieira, Lourival Mendes, Luciano Moreira, Pedro Fernandes e Ribamar Alves.

Projeto

Realizado em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o estudo contém um diagnóstico detalhado sobre todos os problemas que envolvem os modais de transportes - ferrovias, hidrovias, rodovias, dutovias, portos e aeroportos.

O Projeto Norte Competitivo descreve ainda as obras que, na visão da indústria, são necessárias para facilitar o transporte de cargas na região, reduzindo os custos de escoamento da produção e aumentando a competitividade dos nove estados que compõem a Amazônia Legal.

Para os nove eixos de integração elencados pelo estudo, seria necessário um investimento de R$ 14,1 bilhões. No Maranhão, seriam privilegiadas a ampliação da Estrada de Ferro Carajás, Ferrovia Norte-Sul e BR-135. Se as demandas do Maranhão forem colocadas em prática, o estado estará dando um passo decisivo para o desenvolvimento industrial.

"O Maranhão sempre foi um estado privilegiado geograficamente, com proximidade dos mercados europeus, norte-americano e asiático, além de ter um porto formidável. Agora, definitivamente, estamos entrando na rota do desenvolvimento industrial e o projeto Norte Competitivo é uma contribuição da indústria para com o poder público, que disporá de uma ferramenta valiosa no sentido de incentivar a produção das indústrias da Amazônia Legal", explicou Edilson Baldez presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e coordenador da Ação Pró-Amazônia.

Ação

A Ação Pró-Amazônia é uma associação que reúne as nove Federações das Indústrias dos Estados da Amazônia Legal, com sede em Brasília, na Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A Ação coordena o Projeto Norte Competitivo, idealizado para melhorar a infraestrutura logística da região. O presidente da Fiema, Edilson Baldez das Neves, é o coordenador da Ação Pró-Amazônia e seu mandato tem vigência no biênio 2011/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário